Na reta final de preparação, o país finaliza os três últimos estádios. Depois de seis concluídos e usados durante a Copa das Confederações, o ano de 2014 contabiliza a entrega da Arena das Dunas, o primeiro jogo do Beira-Rio e a Arena da Amazônia terá a primeira partida no próximo fim de semana. Com isso, restam a Arena Pantanal, em Cuiabá, a Arena Corinthians, em São Paulo, e a Arena da Baixada, em Curitiba, todas com o cronograma equacionado.

Paralelamente, há intensa atividade na fase final das obras de reforma e ampliação de aeroportos e portos e na consolidação das intervenções de mobilidade urbana. O vídeo acima, com imagens captadas pela equipe do Portal da Copa em fevereiro de 2014, traça um panorama nas 12 sedes da Copa.

Mensagem da presidenta

Em seu perfil no microblog Twitter, a presidenta Dilma Rousseff lançou a campanha “Daqui a 100 dias você vai entrar em campo, junto com 200 milhões de brasileiros“. Dilma comemorou o dia: “Os brasileiros estão prontos p/ mostrar q sabem receber bem os turistas e contribuir p/ q esta seja a #CopaDasCopas #100diaspraCopa”.

Seleção brasileira de futebol

O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, fez um convite aos estrangeiros e afirmou que, com a receptividade característica dos brasileiros, todos viverão ótimos dias no Brasil.

“O Brasil é um país que recebe todos de forma carinhosa. Nosso povo sabe como tratar as pessoas, principalmente os estrangeiros. E eles, acredito eu, depois da Copa, verão o Brasil como um país para visitar muitas vezes. Irão gostar tanto do Brasil que voltarão para aqui tranquilamente. E eles poderão desfrutar de muitas situações excelentes em qualquer lugar do Brasil com a nossa diversidade”, comentou o treinador.

Na reta final da preparação, o Brasil encara nesta quarta-feira (5), na África do Sul, um amistoso contra a equipe dos donos da casa. A estreia da Seleção na Copa do Mundo será no dia 12 de junho, no jogo de abertura. O duelo será diante da Croácia, na Arena Corinthians, localizada em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Entusiasmo e ansiedade: treinadores das seleções
 

Entusiasmo, expectativa, uma lista de tarefas a serem feitas e ansiedade. Esses são os sentimentos manifestos por técnicos de seleções que virão ao Brasil a cem dias de a bola rolar para o Mundial de 2014.

“Estar a 100 dias do Mundial é intenso. Cem dias passam muito rápido, especialmente quando você está esperando algo sensacional acontecer. Jogar uma Copa no Brasil é como voltar na história, ao Maracanã de 1950, sabendo que aquela foi uma Copa do Mundo épica”, afirmou o técnico do México, Miguel Herrera.

“Será sensacional. Não há dúvidas de que o México vai jogar uma Copa diferente, e quem sabe não acontece conosco exatamente o que aconteceu com o Brasil no México, em 1970”, completou Herrera, em referência ao tricampeonato conquistado pelo Brasil em solo mexicano. A equipe mexicana planeja a chegada ao Brasil para 7 de junho. O período de preparação será em Santos (SP).

O italiano Fabio Capello, técnico da Rússia, fez questão de ressaltar a aura diferenciada que existe em jogar no Brasil. “O espírito do futebol está aqui. As regras e a criação do esporte vieram da Inglaterra, mas o espírito de futebol vive no Brasil”, afirmou.

Identidade linguística

O português Carlos Queiroz, técnico do Irã, ressaltou o diferencial de uma Copa em que sua língua materna será ouvida com intensidade. “Esta Copa é especial para mim por razões culturais. A língua, a identidade, a proximidade que existe entre Portugal e Brasil. Principalmente porque na linguagem do futebol, aqui é a mãe pátria”, afirmou. “Por isso, a expectativa é enorme e o entusiasmo não tem limites. Estamos totalmente empenhados em preparar a equipe para chegarmos aqui e fazermos bem o nosso papel”, disse Carlos Queiroz. A programação da equipe asiática prevê a chegada ao Brasil em 3 de junho, após a disputa de três amistosos preparatórios contra Bielorrússia, Montenegro e Angola.

Responsabilidade campeã

Com a tarefa de defender o título conquistado há quatro anos, na África do Sul, o técnico Vicente Del Bosque lista os quesitos aos quais precisará estar atento a 100 dias da Copa para garantir que sua equipe chegue ao Brasil com chances de levar o bi.

“Temos de nos focar no que é melhor fazermos, em quais são os principais elementos para treinar e fazer com que cheguemos às melhores condições. E temos de levar em conta a temporada intensa que muitos de nossos jogadores têm, com Copa da Espanha, Liga dos Campeões e jogos internacionais”, afirmou o treinador.

“Temos de nos certificar de que conseguiremos dar a todos as condições ideais, nem a mais nem a menos. Ao mesmo tempo, precisamos propiciar a todos os jogadores um ambiente perfeito, porque o período de concentração pode ser de até 51 dias”, lembrou Del Bosque. A Espanha adotou o Centro de Treinamento do Atlético-PR como base durante a estadia no Brasil. Para Del Bosque, o Brasil é o adversário a ser batido.

Da redação do Vermelho
Com informações do Blog do Planalto