No próximo dia 6, às 14h, acontece na sede do PCdoB o lançamento do Manifesto de Constituição e apresentação da coordenação da Sociedade dos Amigos de Lênin (SAL). Vinculada à diretoria de Estudos e Pesquisa da Fundação Maurício Grabois, a SAL surge para estimular a reflexão, a divulgação e o estudo do pensamento Vladmir Lênin, em especial nos campos da economia política, da filosofia, da cultura, do Estado, da ciência política, da experiência de transição à construção do socialismo e seus desenvolvimentos na contemporaneidade.

Surgida de debates ocorridos na Fundação Maurício Grabois e nos cursos da Escola Nacional do PCdoB, a SAL busca ser um instrumento para se enfrentar os dilemas da luta de classes do nosso tempo tendo como base o pensamento de Lênin, enriquecido pela prática e contribuições de outros pensadores marxistas.

“Muitos aspectos do pensamento de Lênin são pouco conhecidos, notadamente pelas novas gerações de lutadores sociais. Somente pesquisadores honestos, intelectuais vinculados ao movimento comunista, tiveram a oportunidade de se debruçar sobre ela com muito detalhe e por um longo período”, explica Sérgio Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação, um dos responsáveis pelo projeto. Neste sentido, a SAL busca ainda levar a produção leninista aos jovens estudiosos e curiosos do tema.

Leia também:

Sérgio Barroso: Lênin para a contemporaneidade
Especial: Atualidade do pensamento de Lênin

Barroso, no entanto, vai além: “O nosso objetivo é claramente modesto, porém luminoso. Porque não se trata apenas de homenagear o nome desse grande pensador revolucionário e primeiro estadista do socialismo do planeta. Trata-se, essa é uma preocupação nossa, de constituirmos um núcleo de pesquisas e, a partir disso, promover de debates, conferências, elaborações de textos, novas contribuições em torno da obra do Lênin, nacionais e internacionais”.

Serviço:

Lançamento do Manifesto de Constituição e apresentação da coordenação da Sociedade dos Amigos de Lênin (SAL)
Dia 06/06, às 14h, no auditório do Comitê Central do PCdoB
Rua Rego Freitas, 192