CONFIRA O ESPECIAL: 90 anos da Coluna Prestes, 1924-2014

Ao receber os primeiros registros da jornada feita pelo país em celebração aos 90 anos da Coluna Invicta, a viúva de Luiz Carlos Prestes, Maria Prestes, enviou carta parabenizando a Fundação Maurício Grabois pelo acompanhamento das atividades e agradece o esforço de consolidação da efeméride.

Maria e seus filhos Mariana e Luiz Carlos viram a videorreportagem sobre a sessão solene do Congresso Nacional, ocorrida no dia 20 de maio, e a fotorreportagem sobre a jornada ocorrida desde Brasília, passando por sete municípios da região das Missões, no Rio Grande do Sul, onde Prestes deu início à sua marcha revolucionária em 1924. Fazem ainda referência ao trabalho do jornalista Bernardo Joffily, ao elaborar um mapa interativo da Coluna. 

Ao agradecer o esforço da Fundação Grabois em garantir a qualidade da agenda, Maria afirma ter ficado comovida ao observar que as populações visitadas ainda guardam com carinho na memória os eventos de 90 anos atrás. Por onde passou, em cidades como Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga ou São Miguel das Missões, participantes idosos da Coluna ou parentes, compareciam para deixar seu abraço.

A fotorreportagem será publicada na próxima edição da revista Princípios, assim como está sendo editado um filme sobre a série de viagens dos Prestes pelo Rio Grande do Sul. 

Leia a resposta do presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, à carta da família Prestes:

(Aos cuidados de Luiz Carlos Prestes Filho)

Senhora Maria Prestes, querida e combativa camarada!

Recebi sua carta datada de 27 últimos na qual a senhora parabeniza e agradece pelo empenho da Fundação Maurício Grabois e de seus colaboradores pelo apoio por nós prestado às atividades comemorativas dos 90 anos da Coluna Prestes. Encaminharei uma cópia de sua mensagem a cada um dos companheiros citados. Suas palavras sempre provenientes da franqueza, a par que nos incentivam, aumentam nossas responsabilidades.

Tenho a convicção de que homenagear os 90 anos da Coluna Prestes, e disseminar seu significado e legado histórico, inspira e alimenta o ânimo das novas gerações por mais democracia, mais soberania e mais direitos para o povo e os trabalhadores. Desta certeza vem nosso engajamento na organização e realização da agenda realizada.

A “marcha” da Dona Maria pelo Rio Grande do Sul pelas trilhas da Coluna, bem como sua presença em Brasília, na homenagem do Congresso Nacional aos 90 anos deste épico acontecimento, e também em outras agendas, é uma página a mais de seu continuado e importante trabalho de divulgar o fértil legado da vida do Cavaleiro da Esperança. Trabalho este também feito pelos seus filhos, filhas, netos e netas.

Sigamos avante, a marcha da Coluna não poder parar! Nos anos desafiadores deste século XXI temos que marchar armados com a fibra revolucionária de seus combatentes.

São Paulo, 02 de julho de 2014.

Com o afeto de sempre,
Adalberto Alves Monteiro
Presidente da Fundação Maurício Grabois