Segunda-feira é o dia em acadêmicos, juristas, intelectuais, reitores, pesquisadores, artistas, ambientalistas, economistas e estudantes de todo o país declaram seu apoio à reeleição de Dilma Rousseff. Haverá dois atos simultâneos, no Rio e em São Paulo. Na UFRJ começa às 18h e na PUC-SP às 19h.

No Rio de Janeiro, o ato tem um teor mais educacional focando nos avanços que a universidade tem percebido e nos ganhos à pesquisa e extensão. Em São Paulo, o ato prevê a participação de Chico Buarque,  atraindo a classe artística e intelectual, assim como juristas e outros setores.
O ato no Rio começa as 18 horas no Salão Nobre da Faculdade de Direito e coroa um processo de mobilização que reuniu milhares de acadêmicos de todo o país em defesa da  continuidade dos programas educacionais dirigidos pela presidenta Dilma.
Em São Paulo, o ato começa às 19 horas no Tuca, teatro ao lado da PUC-SP, em ato que tem a contribuição da Fundação Maurício Grabois, que incentiva a divulgação dos nomes dos intelectuais e artistas envolvidos e do seu manifesto.
Segunda (20/10)
18h – Ato dos reitores, pesquisadores, intelectuais e estudantes de apoio à Dilma no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRJ
Manifesto de Apoio a Dilma Rousseff
19h – Ato de entrega do manifesto de intelectuais, artistas, juristas, cientistas em apoio à Dilma no Teatro da Universidade Católica (Tuca), à Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo.
Trabalhadores da cultura, da ciência e da universidade, os abaixo-assinados declaram apoio à candidatura de Dilma Rousseff.
Nosso apoio tem o propósito de resguardar os inegáveis e importantes avanços no combate à pobreza e a desigualdade. Estamos certos do empenho de Dilma Rousseff em prol do aperfeiçoamento das instituições democráticas e de seu compromisso com os princípios republicanos da Liberdade, Igualdade e Solidariedade.
Para ver a lista com mais de onze mil assinaturas, clique aqui.
Para aderir ao abaixo assinado, clique aqui
Economistas também lançaram um manifesto em favor da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, que está na internet para receber mais adesões de profissionais do setor. “O Brasil está vivendo uma profunda transformação social que interrompeu o ciclo histórico da desigualdade no País”, diz o texto, assinado, entre outros, por Maria da Conceição Tavares, Luiz Gonzaga Belluzzo e Nelson Barbosa.
Segundo o texto, dificuldades conjunturais estão sendo usadas como forma de barrar uma importante mudança estrutural na economia e na sociedade brasileira, que tem levado a promover o crescimento econômico, com geração de emprego e renda, e a superação das desigualdades sociais e regionais.
“Quem reduziu a pobreza e a desigualdade de renda tem mais capacidade de avançar no processo de inclusão social. Quem aumentou a geração de empregos e ampliou o acesso ao crédito tem mais capacidade de fazer o País crescer. Quem investiu no futuro, duplicando para sete milhões o número de vagas no ensino superior, é capaz de continuar mudando o Brasil e dialogar com demandas sociais crescentes e justas”, defendem os economistas.
Leia a íntegra do texto e confira a lista atualizada com mais de 300 nomes de economistas e acadêmicos.
Outro manifesto divulgado em apoio à candidatura de Dilma Rousseff vem de ambientalistas de todo o país.
Leia a íntegra do texto e confira quem os ambientalistas que aderiram ao manifesto.