VIVA O 8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O PC do B, neste 8 de março – Dia Internacional das Mulheres, saúda as brasileiras ao mesmo tempo que manifesta seu apoio às comemorações desta data, sempre marcada pela luta das mulheres, do Brasil e do mundo, por sua emancipação.

Esta data tem um significado especial na trajetória das brasileiras que almejam avançar nas mudanças através das reformas democráticas, em especial a reforma política que possa garantir a participação do povo e especialmente das mulheres. Devemos buscar incansavelmente a democratização da mídia, pois não podemos continuar convivendo com uma mídia que aposta no retrocesso. É necessário caminhar sempre contribuindo para a construção de um mundo de igualdade.

Reelegemos a Presidenta Dilma e é fundamental que as comemorações deste 8 de Março sejam marcadas pela defesa da democracia, contra o retrocesso nas conquistas das mulheres e contra qualquer ameaça de golpe contra a primeira mulher reeleita para a Presidência da República. Com a Presidenta Dilma o Brasil avançou nas políticas públicas para as mulheres, além dos benefícios que os Programas Sociais trouxeram para a vida de parcela significativa das brasileiras.

O PCdoB combate as tentativas de setores sociais de estimular o desgaste do Governo legitimamente eleito, para tentar abreviar o mandato presidencial. A defesa do Estado de Direito diante de objetivos antinacionais e antidemocráticos é de interesse das mulheres enquanto cidadãs.

No momento em que o mundo atravessa uma crise econômica estrutural, devemos ficar atentas a suas implicações no Brasil no que se refere ao investimento em políticas públicas, e quanto à questão de emprego e renda. Sabemos que a maioria do trabalho informal e precarizado recai sobre as mulheres. Lutemos para manter as conquistas e avançar. Nossa luta por mais desenvolvimento, salário igual e por um trabalho decente é mais atual do que nunca

O PCdoB defende que o Estado garanta políticas públicas de enfrentamento a todas as formas de violência de gênero, cujos índices são inaceitáveis; a promoção da igualdade salarial; a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; o combate a todas as formas de racismo, homofobia e intolerância religiosa; a prevenção, denúncia e punição de crimes de tráfico de mulheres e escravidão sexual, e a promoção da imagem da mulher pelos mais diferentes meios de comunicação de massa. É preciso que o projeto nacional de desenvolvimento abranja as grandes questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais, atingindo diretamente a vida das mulheres e do povo.

O PCdoB valoriza o processo democrático como fundamental à caminhada emancipadora das mulheres e entende que um dos fatores importantes para a conquista da verdadeira democracia é a superação da sub-representação das mulheres, sem perder de vista que a luta por sua emancipação é estratégica.

As(os) comunistas irão às ruas neste 8 de março de 2015 e levantarão suas vozes em defesa constitucional do mandato da presidenta Dilma Rousseff, da reforma política democrática, da democratização da mídia, pela valorização do trabalho, por creches, pela real implementação da Lei Maria da Penha, em defesa do SUS, na luta pela legalização do aborto e do seu reconhecimento como questão de saúde pública, na efetiva implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O PCdoB apoia a luta das mulheres contra o retrocesso, para avançar nas suas conquistas, na sua participação política, na defesa da democracia, acumulando forças para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Nenhum direito a menos!

Reforma Política Democrática!                      

Viva o Dia Internacional da Mulher! 

Viva a Luta das Mulheres!

São Paulo, março de 2015.

 

     Renato Rabelo                                             Liège Rocha
     Presidente Nacional do PCdoB                Secretária Nacional da Mulher/PCdoB