O Programa Socialista E As Eleições


Nestas eleições de 2012, o nosso partido o PC do B, tem um grande desafio. O desafio de eleger um número significativo de prefeitos, vice-prefeitos e sobretudo expressiva bancada de veradores por todo o Brasil. Nunca é demais lembrar que o rumo do partido é o socialismo e que o caminho para este é um novo projeto nacional desenvolvimento.


Eleger prefeitos e vereadores comunistas e progressistas em todo país, fortalecendo o campo popular e democrático é acumular forças na esfera político-institucional, isto fortalece nosso programa socialista. Outras esferas importantes e simultâneas com as lutas políticas-intitucionais são as lutas sociais e a luta de ideias.


Aumentar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores comunistas em todo Brasil é acumular forças nesta esfera de lutas e fortalecer o caminho para um novo projeto nacional de desenvolvimento. É fundamental lembrarmos que o novo projeto nacional de desenvolvimento é o caminho e a transição para o socialismo. Não podemos pensar em eleger comunistas fora desta perspectiva, cidades e municípios melhores e mais humanos estão condicionados a conquista de um novo projeto nacional de desenvolvimento. Uma intitucionalidade com mais prefeitos e vereadores comunistas fortalece nossa presença nesta frente importante, aí reside a importancia de elegermos prefeitos e vereadores em todo país. Cidades melhores e mais humanas somente conquistamos, com o avanço do campo democrático e popular.


Os candidatos comunistas, democratas e progressistas tem no programa socialista do nosso partido uma referencia e inspiração para plataformas eleitorais e a gestão das cidades. É um momento propício para vincular o debate eleitoral aos fundamentos e diretivas do nosso programa. Outro aspecto importante constante de nosso programa e que no debate eleitoral pode ser aproveitado é o conjunto das seis reformas estruturantes, fazendo com que estas ideias sejam debatidas na esfera dos municípios enraizando assim estas propostas para facilitar em um acúmulo de forças desde os municípios. Pensar gestão e alternativas para as cidades, sem perder de vista o horizonte socialista para o país.

O Programa Socialista é a bússola norteadora do partido para todas as frentes de lutas. Buscar e lutar pela hegemonia na frente político-institucional é uma das tarefas programáticas, bem como, forjar e consolidar nesta frente uma ampla maioria do campo democrático e popular. Os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores municipais em todos os níveis; são a ponta de lança dos comunistas e do campo democrático-popular nas lutas político-institucional. Antes de pensarmos as alternativas e a gestão das cidades, devemos nos ater, a um referencial programático. As eleições municipais, abrem o debate sobre a realidade das cidades, seus problemas e perspectivas futuras. Participar destes debates, tendo como alicerce o nosso programa socialista é dever de todos militantes e candidatos do partido.


O êxito eleitoral dos comunistas e do campo popular e democrático representará mais que uma vitória eleitoral, do ponto de vista programático, representará importante passo destas forças vivas da sociedade em uma frente de lutas da maior importancia hoje, a frente política-institucional. Ampliar e acumular forças nesta frente é tarefa programática de relevância.

Em uma das passagens do Programa Socialista do PC do B, encontramos a seguinte citação: ” A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, em 2002, é um marco na história recente. Abriu novo ciclo político no país, com o ascenso ao centro do poder de forças democráticas e progressistas “. E mais adiante, cita: ” O desafio, na atualidade, é conduzir o processo político a um patamar mais promissor. O Brasil precisa e tem condições de efetivar um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento ( NPND ) com realizações arrojadas. ” Cita ainda em outra passagem: ”  A vitória das forças democráticas, progressistas e populares em eleições presidencias impulsionará a luta pela aplicação do NPND. A derrota, ou êxito, eleitoral da tendência política avançada, ou circunstâncias políticas imprevisíveis, podem influir na trajetória e no nível das batalhas, na correlação de forças e nas condições de luta. Todavia, em qualquer situação, a transição ao socialismo deve ser o norte constante do PC do B “.


Esta questão das eleições e da ampliação do acúmulo de forças na frente política-institucional por parte dos comunistas e do campo democrático e popular representa um avanço importante para alterar a correlação de forças dentro desta relevante frente de lutas, que é a frente política-institucional. Nesse aspecto, nosso Programa Socialista faz algumas análises como: ” A conquista da hegemonia pelas forças interessadas na transição ao socialismo exige acumulação de forças de caráter revolucionário via reformas estruturais e rupturas.

Tal processo tem dois eixos básicos: o político e o prático. O primeiro é o movimento pela aplicação deste programa, pelo crescimento e fortalecimento partidário e de demais forças progressistas. O segundo, a interrelação de tres tarefas fundamentais imprescindíveis que, conjugadas na evolução do pensamento do PC do B, adquiriram um fundamento que orienta sua ação prática. Tais tarefas são: relacionar a atuação na esfera institucional – governos democráticos e parlamentos e a construção de frentes amplas – com a intervenção política que tem por fim a mobilização e a organização das massas trabalhadoras e do povo, fonte principal de crescimento do partido e foça motriz fundamental das mudanças; e a participação criadora e permanente na luta de ideias, com a finalidade de responder aos desafios da luta presente e futura “.  


Para nós, comunistas do PC do B, o pleito eleitoral em curso tem a dimensão de uma batalha eleitoral com importância estratégica. Conscientes desta magnitude, temos o dever e a responsabilidade de nos orientarmos tendo em vista este importante documento partidário que é o nosso Programa Socialista do PC do B; pois afinal, trata-se de uma bússola e ferramenta para a luta, como bem afirma nosso programa.